Testemunhos

Margarida Lourenço

Gafanhotos: "Tudo começou quando um gafanhoto entrou pelo meu vestido e instalou-se na minha barriga. Ao aperceber-me que era um gafanhoto entrei em pânico. A minha mãe diz que fiquei branca e comecei a tremer muito. Saltei na esperança que o insecto caisse, mas infelizmente isso não aconteceu o que piorou a situação e comecei a chorar. Foi horrivel, horrivel.
    Quando a minha mãe mo tirou da barriga desatei a correr para longe deles. Não queria olhar para aquele insecto.
    Agora sempre que vejo um gafanhoto entro em pânico. Por exemplo, uma vez ia eu a entrar em casa e deparei-me com aquele repugnante insecto, como era de esperar, entrei em pânico, fugi e pelo caminho desmaei. Nas duas semanas seguintes entrei sempre pelas traseiras da casa."


Anónimo

Fobia Social: " Já não sei quando começou. Não sei se foi na escola básica ou se foi na escola secundária. Só sei que tenho dificuldade em falar em público. Sempre que tenho que fazer uma apresentação (mesmo em grupo), começo a suar das mãos, o meu corpo começa a tremer e tenho, por vezes, sensações de desmaio. Porquê? Também não sei. Só sei que sei que a minha turma não vai gozar comigo, mas, mesmo assim, falar para eles tem estes efeitos em mim. Sei que não é consciente porque antes da apresentação eu estou bem e na altura fico descontrolado. Talvez, por agora, seja apenas medo e espero que não se torne numa fobia. Neste momento, o meu maior medo é ir para a faculdade."


Miriam

Tampas de sanita pretas: "Este medo começou quando era pequena , tudo por causa de um sonho. Lembro-me que no sonho era noite e tinha de ir a casa de banho e a  tampa preta começou a falar comigo e assustou-me.
Um dia a minha mãe foi a um talho e eu queria ir a casa de banho e quando vi a tampa da sanita preta saltei para o colo dela, como se tivesse visto um bicho ou algo do género. Desde esse dia recuso-me a ir a casas de banho com tampas de sanita pretas , quando era mais pequena cheguei a fazer chichi nas calças e tudo."