Tipos de Fobia


(Desenhado por: Luís Simões.)

Fobia social- caracterizada por manifestações de alarme, tensão nervosa e desconforto desencadeadas pela exposição à avaliação social. Ocorre quando as pessoas são submetidas a humilhações em público ou outras situações relacionadas. Têm a sensação constante que os outros estão a julga, logo tentam isolar-se.
Esta pode ser específica (escrever em frente aos outros) ou generalizada (ter conversas com os outros ou ter encontros românticos)

Agorafobia

Agorafobia– o medo excessivo de lugares abertos. As pessoas evitam lugares ou situações onde o escape seria difícil ou embaraçoso caso tenham uma crise de pânico ou algum mal-estar. Sempre que o agorafóbico esteja acompanhado por uma pessoa de confiança, denominada acompanhador indispensável, sente-se mais seguro conseguindo superar a sua fobia. Há pacientes que não toleram ficar sozinhos em casa, precisando ou exigindo a presença de alguém.
Este tipo de problema provoca irritação nos parentes que quando não conhecem o problema passam a hostilizar ou ridicularizar o paciente que sofre com sua ansiedade e com a incompreensão, provocando um sentimento de culpa e tentativa de suicídio por parte do agorafóbico.
A relação entre a agorafobia e o pânico é muito próxima. Existe transtorno do pânico sem agorafobia, mas a agorafobia sem pânico é rara, havendo até mesmo quem afirme que não existe agorafobia isoladamente.


Fobia Simples ou Especifica- Trata-se de medos persistentes que dizem respeito a objectos ou situações limitadas.